Cena do filme Perfume de Mulher

O Tango: nos filmes e mais

Como já falamos um pouco sobre a história do Tango, resolvemos trazer um pouco mais sobre como essa dança e música estão presentes no mundo hoje em dia.

O Tango já é parte da cultura mundial e tem até uma data internacionalmente reconhecida para celebrarmos sua existência, no dia 11 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Tango, a data foi escolhida para homenagear dois dos criadores de vertentes do ritmo musical, Carlos Gardel e Julio de Caro.

Festival de Tango
Um dos maiores eventos em torno dessa cultura é o Festival mundial do Tango, que já se tornou um clássico, acontecendo todos os anos em Buenos Aires, desde 2009, com repercussão internacional.
O festival conta com apresentações, competição, filmes, aulas, milongas, feiras, teatro, entre outras atividades culturais. A entrada para as atrações é livre e gratuita, mas é necessário inscrição prévia. Como curiosidade, informamos que em 2021 o festival acontecerá e será online, devido a pandemia do Covid-19.

Há também, uma grande competição no festival, o Mundial de Baile, que é dividido em duas etapas, classificatória e semifinais, com mais de 400 casais participando todo ano nas categorias: Tango de Pista e Tango de Palco.

Tango e a sétima arte
Um dos grandes impulsionadores do Tango, para que ele ganhasse fama mundial, foi a indústria cinematográfica que trouxe o ritmo e a dança argentina para as telonas do mundo inteiro. Há uma lista de filmes que giram em torno do tema ou têm cenas clássicas com coreografias. Alguns deles são: O último tango em Paris, Casque d’Or, O Conformista, Meu último tango, Volver, Uma lição de tango e muitos outros.

E para ficar mais pertinho dessa dança, resolvemos trazer três cenas de Tango em longas metragens:

Filme: Perfume de Mulher (1993)
Al Pacino interpreta um tenente-coronel cego, que mesmo com a barreira da visão, dança “Por una cabeza” de Carlos Gardel, em um restaurante de Nova York.

 

 

Filme: Moulin Rouge (2001)
O filme já é uma grade obra de arte com inúmeros shows de dança e música para contemplarmos, mas dessa vez chamamos atenção para a cena com a coreografia “El Tango de Roxanne”, que traz todo o drama e a força desse gênero.

Filme: Dança comigo? (2004)
Neste romance com Richard Gere, Jennifer López, Susan Sarandon, que gira em torno de aulas de dança, encontramos esta cena onde o tango (desta vez eletrônico) consegue ser elegante e sensual dentro do enredo do filme.

 

São filmes incríveis, alguns considerados clássicos. O que acha de preparar uma pipoca e assistir uma de nossas dicas neste final de semana?

Fontes: www.aguiarbuenosaires.com; www.turismo.buenosaires.gob.ar;
www.exame.com/casual/17-cenas-de-danca-inesqueciveis-do-cinema; www.adorocinema.com;
www.cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,uma-selecao-de-filmes-para-homenagear-o-dia-internacional-do-tango,70003121917

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search

+
%d blogueiros gostam disto: