Fernanda Imperial
Professora de Sapateado
Formação Artística:
Balé Clássico: Tatiana Lescova, Verônica Coutinho, Edílson de Assis.
Balé Moderno: Enid Saeur, Nina Verchinina, Regina Saeur, Cecília Oliveira.
Em Nova York: Denise Jefferson e Milton Myers (Alvin Ailey American Ballet Theater).
Jazz e Modern Jazz: Lenie Dale, Marly Tavares, Regina Sauer, Rose Calheiros, Helô Gouvea, Regina Dragone, Renata Ruiz e Dinah Perry.
Em Nova York: Fred Benjamin, Phill Black, JoJo Smith, Alvin Mac Duff, Susan Taylor e Max Stone.
Sapateado: Márcia Albuquerque, Steven Harper, Kátia Barão.
Em Nova York: Vera Huff, Lynn Schwab, Alan Onickel.
Dança Teatro: Em Nova York: Lisa Hopkins, R. Randall e Dana Moore.
Contemporâneo: Rainer Viana, Dinah Perry, Paulo Goulart Jr., Maurício Ribeiro, Katto Ribeiro, Luis Arieta e Danielle Rodrigues.
Dança de Salão: Stella Aguiar, Bruno Gallinaro, Kleber Serra, Mari Spaziani.
Tango: Stella Aguiar e Confraria do Tango.
Com intenção de unir o teatro à dança, ao lado de Totia Meireles, Dil Costa, Georgette Vidor, Rita Renha, criou o Grupo Isadora Duncan em 1976 no Rio de Janeiro, atuando em sua formação até 1983. Foi dado o primeiro passo para o surgimento das “Cias. de Dança”
• Professora de Jazz. Academia Adnet-, 1978- RJ.
• Professora de Jazz Studio Isadora Duncan, 1978-RJ.
• Integrante do Grupo Verônica Balé, 1988 – SP.
• Professora de Sapateado – Galpão 120, 2000 – SP.
• Sócia-Proprietária da Cia. Das Artes Danças S/C Ltda., de 2002 a 2005 – SP.
• Professora do Núcleo de Dança Stella Aguiar – 2006 / 2009 – SP.
• Professora da Cia. La Luna – 2008 – SP.
• Professora do Studio Dança Mundi – 2011 / 2014 – SP
• Professora do Siwa Ballet Morumbi – 2015/ 2016 – SP
• Professora do Palco Central, Morumbi – 2019 – SP
• Professora da Cia. Das Artes – Sapateado – 2021- até os dias de hoje.
• Com o Grupo Isadora Duncan, participações em espetáculos do Studio
Isadora Duncan – Teatro da Hebraica e Teatro da Galeria – RJ nos Ensaio 77,
78, 79 e 80.
• Em 1977, o Grupo I. Duncan recebe convite de Rainer Viana e ao lado de
grupos como o de Graziela Figueiroa, participa do 5º encontro de Dança na
Sala Corpo e Som do MAM – RJ.
• Em 1978, o Grupo estreia, a “Crônica Dançada: Relíquias da Vida Velha”, no
Teatro Clara Nunes– RJ, Inicio de seu trabalho como coreógrafa.
• Apresentações no Teatro Dulcina, em 1980 em parceria com o Grupo Oficina
de Edmundo Carijó,
• Participação no II Festival Internacional da Dança, organizado pelo Conselho
Brasileiro da Dança- CBDD no Teatro João Caetano – RJ.
• Em 1981, pelo projeto da Fundação Rio, “Dança na Praça”, o Grupo I. Duncan
faz apresentações em palcos armados em praças por vários bairros da cidade
e interior.
• A última criação do Grupo I. Duncan, “Camelô”, em 1983, fica um mês em
cartaz no Teatro da Galeria – RJ, acrescenta neste trabalho a criação
cenográfica.
• Em São Paulo recomeça na Steps, com apresentações em espetáculos e
Mostras de Dança até o ano de 2000.
• No ano de 2000, surge o interesse de abrir sua própria escola de dança, a Cia.
Das Artes.
Assume trabalhos mais complexos, como direção artística, produção,
concepção e criação de textos, roteiros, figurinos, cenários, iluminação e trilha
sonora, até o ano de 2005.
• Em 2001, é criado grupo amador, para representar a Cia das Artes em
Mostras e Festivais.
• Em 2002, este grupo passa a Companhia de Dança, se apresentando em
categoria profissional e obtendo prêmios nos ENDA 2002/2003, em trabalhos
coreografados por Dinah Perry.
• Em continuidade ao trabalho desenvolvido, a Companhia estreia em 2004,
com criação e direção de Dinah Perry, o trabalho “Retiro dos Anjos”, no Teatro
Paulo Autran.
• Começa pesquisa voltada a ritmos e passa a estudar a Dança em seu estilo
popular. Desenvolve um trabalho de aperfeiçoamento técnico e conceitos
estéticos, cênicos e corporais para Cia. Arte no Pé, grupo de Dança de Salão,
de 2006 / 2010.
• Este mesmo trabalho foi aplicado na Cia. La Luna, 2008.
• Este trabalho é mostrado no espetáculo “O Amor da Gente” – Projeto
desenvolvido a partir dos ritmos de dança de salão e música popular
brasileira, adaptado à Lei de Incentivo, em busca de captação para sua
viabilização.
• Direção Técnica de cabine: Iluminação e Som. Acompanhando a Cia das
Artes nos espetáculos de final de Ano.
• Formatação de curso de Broadway Musical, com estudo coreográfico, cênico e
musical.
• Formatação de curso de Sapateado.
• Formatação de curso de Jazz Contemporâneo.