alongamento

A arte de se alongar, um importante benefício para o corpo

Você já se alongou hoje?

Independentemente da sua idade, ocupação ou condicionamento físico, se alongar é importantíssimo e extremamente benéfico para todo mundo!

O alongamento é um exercício físico para manter ou desenvolver a flexibilidade muscular e, também, uma das mais importantes categorias de exercícios. Pode ser praticado para conservar e restaurar o equilíbrio em cada uma das seguintes estruturas: músculos, fáscias, tendões e ligamentos.

Se alongar evita dores musculares e problemas nas articulações, deixa o corpo mais relaxado e flexível, aliviando o estresse e melhorando a qualidade de vida.

Você pode escolher por fazer uma aula de alongamento, visando obter os benefícios da prática para seu corpo, ou pode utilizar o alongamento antes e depois de outras atividades físicas. Entendendo que antes do exercício físico, se alongar serve como uma prática para prevenção de lesões musculares e é uma forma de preparar o corpo, deixando-o mais flexível, para o início da atividade. Enquanto ao final do exercício, o alongamento relaxa a musculatura, evitando possíveis dores.

Espreguiçar: o alongamento natural do corpo

Acordou com dor? Pois, não tem nada melhor do que começar o dia alongando antes mesmo de sair da cama. Sim! Nosso corpo sabe o que é melhor para gente e o ato de se espreguiçar é um alongamento involuntário, lubrifica as articulações, acorda o cérebro e prepara o corpo para as atividades do dia, melhorando sua disposição. É tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem.

Faça um experimento. Pegue uma fita métrica e anote a sua altura ao acordar. Antes de dormir, faça a mesma coisa. Vai notar que ficou alguns poucos centímetros mais baixo, mas não, você não encolheu, porém os seus músculos e os discos intervertebrais sim! Além da desidratação natural do corpo de uma pessoa que não bebe água com frequência, outro motivo que faz os discos reduzirem o seu volume é a pressão exercida pelo ar durante o dia e o encurtamento muscular. Por isso, alongar-se é essencial para a manutenção do corpo (e para manter sua altura).

Então, lembre-se: amanhã, antes de sair da cama, se espreguice e comece o dia com muito mais pique!

Gostaria de alongar com a gente? Confira nossa grade de aulas! Neste momento de “novo normal”, nossa aula de Alongamento acontece na plataforma Zoom; as aulas de Jazz e Contemporâneo também proporcionam excelente alongamento e são presenciais. 

Fontes: biomaniaacademia.com.br, portaleducacao.com.br

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search

+
Olá, como posso te ajudar hoje?