Inverno com saúde e em movimento

O inverno finalmente chegou…

e com ele, chegou também a vontade de ficar embaixo do edredom com uma xícara de chocolate quente e parar a atividade física. Se você faz parte desse grupo, continue lendo:

  • Ao deixar de “malhar” por dez dias, começa a haver perda de massa muscular, pela interrupção da produção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento dos músculos.
  • Após 15 dias, a capacidade aeróbica diminui. Isso significa menos disposição para trabalhar ou estudar.
  • A prática de exercícios regulariza funções fisiológicas, como sono e apetite, além de tornar o coração menos vulnerável a doenças. A interrupção brusca fragiliza o organismo.
  • Se a produção de endorfinas – responsáveis pela sensação de bem-estar e liberadas durante os exercícios aeróbicos – for insuficiente, você poderá se irritar mais facilmente e também ter dificuldades para dormir bem.
  • A falta de treino de musculação, prática de esportes, dança, caminhada, corrida e alongamento deixa o corpo mais tenso, dificultando as tarefas mais fáceis do nosso dia-a-dia, como colocar a meia, calçar o tênis, pegar algo no chão ou subir escadarias.
  • Acrescente ainda as calorias do chocolate!

Então… vamos continuar dançando ou vamos começar a dançar, porém, com cuidado redobrado!

Algumas pessoas apresentam predisposição para lesões durante o frio devido à realização de alongamentos superficiais. É imprescindível fazer aquecimento com exercícios aeróbicos de baixa intensidade, como corrida leve, trote e alongamentos estáticos, antes do início das atividades. Isso mantém a temperatura do corpo elevada e as articulações preparadas. A recomendação é para que o aquecimento seja leve, porém contínuo para não forçar a musculatura e os tendões, que ficam mais sensíveis com o frio. A intensidade dos movimentos pode aumentar gradativamente, sendo que o tempo do aquecimento deve ser proporcional à prática da modalidade escolhida. Além disso, vale prestar atenção na respiração; como o objetivo é apenas aumentar a temperatura do corpo, estar ofegante logo no início do aquecimento mostra que o ritmo está mais acelerado do que o ideal. Roupas adequadas para a prática de uma atividade física também são fundamentais.

O frio não é mais desculpa para não se praticar atividade física! Confira nossa grade de horários. Com certeza na Cia das Artes temos uma atividade perfeita para você! Venha se aquecer com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *